Dr. José Santos Dias marca presença no congresso anual da Associação Portuguesa de Urologia

O Dr. José Santos Dias esteve presente no Congresso de 2021 da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que teve lugar no EPIC SANA Lisboa Hotel, para uma conferência realizada no dia 27 de novembro. O médico, que dirige o Instituto da Próstata, foi orador na apresentação sobre a melhor abordagem à Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), no que respeita ao seu tratamento.

O objectivo do encontro, organizado pela maior associação de Urologia do país, residia na partilha de conhecimento e experiência entre vários profissionais especialistas da área sobre diversas patologias e condições clínicas, através de masterclasses e conferências.

Com um painel composto por outros profissionais da área – Dr. Luís Severo e Dr. Rui Formoso -, a conferência que o Dr. José Dias integrou teve como propósito rever as várias inovações relacionadas com o tratamento daquela que é uma patologia muito frequente nos homens e que se caracteriza pelo aumento da próstata (a HBP).

Durante a sessão foram discutidas diversas técnicas terapêuticas e respectivas evoluções ao longo do tempo, como por exemplo os novos procedimentos com Laser, com técnicas de enucleação (como o HoLEP, que utiliza Laser de Holmium, ou o BipoLEP, mais recente, que usa energia bipolar), e a técnica de Rezum, com os seus novos desenvolvimentos.

Sobre as possibilidades de tratamento actuais da HBP, foram ainda debatidas questões relacionadas com a fase ideal para realizar as técnicas minimamente invasivas, de forma a que se evite manter o tratamento médico por um período demasiado longo - para se consigam evitar os danos irreversíveis no sistema urinário.

No final da conferência, houve também uma sessão de perguntas e respostas para partilha de esclarecimentos.

No mesmo dia, no Congresso, debateram-se ainda outros temas como o Cancro da Próstata, o seu estadiamento e abordagem terapêutica em cada fase de evolução, Uroginecologia e Urologia Reconstrutiva.

Durante as restantes sessões do evento, que se prolongou por todo o fim de semana (26, 27 e 28 de novembro), houve também conferências sobre outras patologias e condições, como tumores nos rins, bexiga e testículos ou disfunções urinárias, e respectivas abordagens.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Pedido de Marcação de Consulta