Como escolher um bom Médico Urologista?

Quando procura um médico o que mais deseja e o mais importante para si é ter acesso e beneficiar dos melhores cuidados e ser tratado/a pelos melhores profissionais, certo?

Nos casos urológicos, é importante encontrar ajuda especializada e alargada, já que problemas “mínimos”  podem provocar constrangimentos indesejados e incomodativos.

Assim, para escolher um Urologista pode ser necessário avaliar e coligar vários parâmetros, o que, naturalmente, provoca a sensação de não saber por onde começar nem o que ter em consideração.

É para facilitar o processo que hoje damos algumas dicas sobre o assunto, assim como lhe apresentamos uma opção que pode revelar-se ideal.

 

Qual a importância de escolher bem o seu Urologista?

Quando o assunto é saúde, é fundamental contar com a melhor ajuda possível, a fim de conseguir recuperar ou manter o bem-estar geral.

Para isso, deve encontrar um bom médico especialista, que seja capaz de lhe proporcionar o acompanhamento que precisa consoante as suas características e necessidades.

Afinal, será ele o responsável por realizar a avaliação adequada e o diagnóstico correcto, que importa ser minucioso e preciso. Só assim terá a capacidade de resolver uma eventual condição de forma favorável e eficaz.

Além do mais, fazer uma boa opção também passa por escolher um médico em quem possa confiar, pois isso vai ajudar na relação especialista-paciente, permitindo que se sinta mais à vontade para partilhar dúvidas, receios e preocupações, beneficiando o acompanhamento.

É por isso que quando pretender escolher ou trocar de Urologista não o deve fazer precipitadamente.

 

Por onde começar a selecção?

Saber como iniciar o processo de procura do Urologista ideal é meio caminho andado para fazer boas opções.

Medico Urrologista Instituto Da Prostata

Pode seguir os seguintes passos:

 

1. Pesquise e siga recomendações

Em primeiro lugar, pode usar a Internet e procurar por contra própria uma lista dos médicos que exercem funções na área que procura.

Também pode questionar pessoas próximas, como familiares, amigos e colegas, que já tenham consultado um Urologista e que possam fazer recomendações em função da própria experiência.

Além disso, pode sempre conversar com o seu médico de família ou num médico que já o siga e em quem confie: além de fornecer referências sólidas, com base nas suas necessidades pode ainda iniciar um processo de encaminhamento para um especialista.

 

2. Pense na localização que pretende

Dependendo do caso, pode ser benéfico escolher um especialista próximo da zona onde mora. Além de ser prático, pode revelar-se importante, especialmente se sofre de alguma patologia. Assim, certifica-se que obtém ajuda imediata em eventuais situações de emergência.

Se esta proximidade não for importante, pode alargar a pesquisa, o que certamente também ampliará o leque de opções.

 

3. Equacione a possibilidade de cobertura por seguro

Caso usufrua de um seguro, ao escolher de entre uma lista de possibilidades pode querer verificar quais as hipóteses que estejam cobertas pela sua rede.

Assim, se existir a necessidade de realizar algum procedimento médico, beneficiará de ajuda quanto aos custos, eliminando um possível obstáculo para a sua realização.

 

Aspectos importantes a considerar num Urologista

Aspectos Importantes A Considerar Num Urologista Instituto Da Prostata

Assim que tiver algum médico em mente, procure informar-se acerca das seguintes variáveis:

 

Certificação, percurso e experiência profissional

Em primeiro lugar, assegure-se de que o médico que pretende possui a certificação necessária. Em Portugal, o Urologista escolhido tem de estar, obrigatoriamente, inscrito na Ordem dos Médicos.

Se assim for, saberá que o seu trabalho é credenciado e que está habilitado para exercer as suas funções.

Procure também investigar o seu percurso profissional, funções que exerceu e cargos que ocupou. De um modo geral, quanto mais “rico” for este caminho, mais amplo será o conhecimento.

Além disso, tente conhecer também a sua experiência, anos de trabalho, procedimentos que já realizou e número de pacientes que já tratou.

Afinal de contas, a experiência é benéfica para diagnosticar problemas com exactidão, para avaliar correctamente e para fornecer orientações na direcção certa quanto a planos de tratamento.

Alguns médicos podem ter uma presença online, o que ajudará a obter estas informações importantes.

 

Especialização médica

Apesar de um Urologista ser um especialista em patologias e condições que afectam o sistema urinário no geral, pode desenvolver especializações em áreas mais específicas, como problemas na próstata, bexiga ou rins.

Nestes casos, é natural que o exercício da sua actividade profissional seja mais orientado para a área em que se especializou.

Se sofrer de alguma condição específica, como por exemplo na próstata, é importante que a tenha em consideração ao definir qual médico procurar, optando por um que possua experiência e treino relativamente aos cuidados específicos e adequados que precisa.

Desta forma, é mais provável conseguir obter os resultados que deseja.

 

Garantias de credibilidade e resultados

A credibilidade é uma das componentes mais importantes e decisivas ao escolher um médico – é o que transmite confiança para o paciente.

Existem várias formas de a reconhecer, como por exemplo:

  • Publicação de artigos em revistas da especialidade;
  • Edição de livros sobre a área;
  • Presença em programas de televisão credíveis.

Ainda assim, se um médico não realizou estas actividades não significa que não seja um bom profissional.

Contudo, quando tal acontece, isso significa que a sua opinião é respeitada e o seu conhecimento e treino é reconhecido como suficiente para se destacar, pelo que podem ser factores de importância para quem procura um médico.

Se ganhou prémios relativamente à sua especialidade, melhor ainda!

 

Feedback de pacientes

Além da opinião das pessoas mais próximas, caso siga alguma das recomendações, pode ser útil procurar online a avaliação de outros pacientes, em fóruns ou outros sites, analisando a satisfação quanto ao serviço prestado.

Através destes testemunhos conseguirá obter uma visão mais real e aproximada das práticas médicas e de como será o atendimento e acompanhamento fornecido, permitindo-lhe escolher ou excluir hipóteses conforme o que valorizar.

 

Estilo de comunicação

É certo que pode ter na opinião de terceiros a base para a sua decisão, mas escolher o seu Urologista é também uma questão pessoal, pelo que deve seguir os seus instintos e optar pelo que considera ser o melhor para o que procura.

De forma a conseguir avaliar por si, pode estabelecer contacto com a equipa através de um telefonema para obter informações, conseguindo assim avaliar questões como:

  • Qualidade do atendimento;
  • Simpatia;
  • Disponibilidade para fornecer informação;
  • Utilidade e clareza da mesma.

Afinal, embora possa não parecer, a comunicação é muito relevante – reflecte a forma como a equipa encara os pacientes e como será o atendimento e a empatia com que pode contar.

Se não for suficiente, pode sempre agendar uma consulta com o próprio médico e avaliar como se sente.

Ainda assim, mesmo que o médico seja bom, os estilos de comunicação podem não ser compatíveis, tornando-se um obstáculo na relação profissional-paciente, pelo que deve avançar para outra opção.

 

Conheça o Médico Urologista Dr. José Santos Dias

Quem procura um profissional de Urologia em Lisboa no qual pode confiar deve conhecer o Dr. José Santos Dias, que, embora se dedique sobretudo a patologias da próstata, também actua noutras vertentes urológicas, especialmente oncológicas.

Estas habilitações estão comprovadas pela inscrição no Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos, através da Cédula Profissional n.º 34160.

Quanto ao percurso de formação, que teve início há mais de três décadas:

  • Licenciatura em Medicina pela Universidade de Lisboa;
  • Certificações a nível europeu;
  • Formações no estrangeiro, nomeadamente em países como Estados Unidos da América, França, Reino Unido, Espanha, Suíça, Holanda e Alemanha.

 

O seu conhecimento na área da Urologia foi ainda alargado graças a centenas de eventos em que participou, como por exemplo:

  • Workshops;
  • Congressos;
  • Reuniões médicas;
  • Alguns ensaios de fármacos.

Além do mais, enquanto profissional, passou por várias instituições de renome, nacionais e internacionais, consolidando a experiência e treino que hoje tem e que lhe permite realizar a sua actividade profissional com distinção.

Todos os anos de profissão fazem com que seja, hoje em dia, especialista em alguns métodos de tratamento inovadores e especialmente eficazes, como a Braquiterapia ou a Terapêutica Laser, por exemplo, que fazem parte dos procedimentos minimamente invasivos - os mais recomendados na actualidade para várias condições urológicas.

 

As provas dadas

Foi aquando do seu percurso de estudos que começou a dar provas do seu valor, qualificando-se como um dos melhores na sua especialização.

Mais tarde, como prova da sua capacidade profissional:

  • Passagem por alguns hospitais e clínicas de renome mundial;
  • 21 prémios ou bolsas;
  • Trabalhos de investigação em Urologia e doenças da próstata.

A sua credibilidade e qualidade enquanto médico é comprovada pelos muitos testemunhos dos pacientes e pela quantidade de procedimentos que já realizou: mais de 7.000 cirurgias e mais de 12.000 processos de diagnóstico e avaliação.

Além disso, o seu reconhecimento entre a comunidade médica fez com que se tornasse membro de Sociedades Médicas nacionais e internacionais, além de lhe valer algumas participações em programas de televisão, artigos escritos para revistas nacionais e ainda a edição de 5 livros da área em que actua.

Livro Urologia Em 10 MinutosLivro Urologia Casos ClinicosLivro Protocolos Urgencia UrologiaLivro Tudo O Que Sempre Quis Saber Sobre Prostata

 

 

Onde o pode encontrar

Se procurar aconselhamento ou pretende marcar uma consulta, saiba que o Dr. José Santos Dias dispõe de uma clínica urológica em Lisboa, da qual é o Director Clínico: o Instituto da Próstata.

Toda a equipa está apta a realizar os mais diversos métodos de diagnóstico e de tratamento, assim como a fornecer-lhe todo o acompanhamento que precisa de forma transparente e profissional para que não se arrependa da sua escolha.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Pedido de Marcação de Consulta