Quais são os 10 primeiros Sintomas de Problemas na Próstata?

As doenças da próstata são muito comuns, geralmente com o avançar da idade.

A boa notícia é que, nos dias de hoje, já existem muitas soluções de diagnóstico e tratamento, que procuram devolver ao paciente a sua qualidade de vida.

Contudo, para que tal seja possível, é preciso, em primeiro lugar, reconhecer os sinais de que algo não está bem, para saber quando agir e pedir ajuda.

Hoje vamos dar a conhecer os primeiros sinais de alarme para que seja activo na preservação de um bom estado de saúde.

 

Como saber que existe um problema na Próstata?

Quando a próstata sofre alguma alteração, o seu funcionamento habitual é condicionado.

A partir daí, é bastante comum que comecem a ser perceptíveis alguns sinais que, por norma, tendem a condicionar a vida dos pacientes e são fonte de desconforto e constrangimentos.

Assim, deve estar atento à seguinte sintomatologia:Sintomas Problemas Prostata

  1. Sensação de ardor ou dor ao urinar;
  2. Vontade de urinar com muita frequência;
  3. Acordar várias vezes durante a noite para urinar (noctúria);
  4. Dificuldade em parar ou iniciar a micção;
  5. Sangue na urina (hematúria) ou no sémen;
  6. Dor ao ejacular;
  7. Incapacidade de reter a urina;
  8. Disfunção eréctil;
  9. Jacto/fluxo urinário fraco ou intermitente;
  10. Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.

Contudo, tenha em atenção que mesmo apresentando a doença, não significa que tenha de sentir todos os sintomas ao mesmo tempo.

Teste Ipss Sintomas Prostata

 

O que está na base desta sintomatologia?

Quando se fala em problemas na próstata é comum pensar em cancro em primeiro lugar.

Apesar de ser uma patologia que afecta muitos homens ao longo da vida – ocupa os primeiros lugares das doenças oncológicas mais diagnosticadas no mundo -, não é a única causa deste tipo de sintomas.

Aliás, alguém que seja diagnosticado com Cancro na Próstata pode até nem apresentar nenhum dos sinais descritos anteriormente.

Desta forma, existem três doenças principais da próstata com sinais de alarme semelhantes:

Ainda que o cancro seja a patologia mais grave e que pode representar um real risco de vida, nenhuma das outras deve ser ignorada, de forma a evitar que se tornem situações de saúde mais sérias.Por exemplo, a HBP pode causar infecções graves, pedras na bexiga, sangue na urina, retenção urinária e, mais grave, insuficiência renal (“falência” dos rins).

 

Quais são as soluções para cada patologia?

Independentemente da patologia, todas apresentam um aspecto em comum: são mais facilmente tratáveis, e os seus efeitos revertidos, quando diagnosticadas em fases precoces.

Assim sendo, deverá estar atento aos sintomas que possam surgir. Além disso, deverá fazer com regularidade os exames recomendados.

Além do mais, todas as condições – Hiperplasia Benigna da Próstata, Prostatite ou Cancro Prostático – têm tratamento ou, pelo menos, métodos que permitem atenuar os seus efeitos e sintomas.

Nos casos de Hiperplasia Benigna da Próstata, se os sintomas não condicionarem demasiado o quotidiano do paciente, esta doença pode ser apenas vigiada activamente ao longo do tempo. Por outro lado, se necessário, podem ser usadas técnicas cirúrgicas, métodos minimamente invasivos ou fármacos.

No caso da Prostatite, se a origem for bacteriana são recomendados antibióticos e outros medicamentos que atenuam os sintomas da doença.

Relativamente ao Cancro da Próstata, os procedimentos podem ser cirúrgicos ou outras técnicas, como a braquiterapia ou radioterapia.

 

Reconhece os sintomas? Aconselhe-se com um médico o quanto antes!

O melhor conselho em casos em que os pacientes identificam alguns dos sintomas característicos de problemas na próstata é sempre pedir ajuda médica, para que o especialista seja capaz de realizar um diagnóstico preciso através da avaliação clínica e dos exames necessários, seguido de um tratamento eficaz.

Se deixar que os sinais evoluam para situações mais graves a recuperação de uma vida normal pode ser mais difícil e morosa.

Portanto, não protele a decisão de procurar um médico – marque uma consulta de diagnóstico e usufrua da experiência e cuidados dos profissionais do Instituto da Próstata.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Quais são os 10 primeiros Sintomas de Problemas na Próstata?

As doenças da próstata são muito comuns, geralmente com o avançar da idade. A boa notícia é que, nos dias de hoje, já existem muitas soluções de diagnóstico e tratamento, que procuram devolver ao paciente a sua...

Quais os sintomas de uma Próstata inflamada?

Desenvolver problemas ou patologias na próstata é um acontecimento comum durante a vida dos homens, sendo uma delas a inflamação na glândula. Por vezes, mesmo que tenham percepção e reconheçam alguns sintomas, nem sempre...

O que pode significar valores aumentados da Próstata?

Realizar um teste para avaliar a próstata e constatar que os valores do mesmo estão aumentados é sempre uma fonte de preocupação e ansiedade. É possível que lhe passem uma variedade de cenários pela cabeça, normalmente os...

Pedido de Marcação de Consulta