Outras causas para os sintomas “prostáticos” (LUTS). Diagnóstico Diferencial da HBP

Diagnóstico diferencial da HBP

Existem diversas outras causas para os sintomas de LUTS (sintomas do aparelho urinário inferior). Se um doente desenvolve este tipo de queixas, deve sempre pensar-se em todas estas causas e todas devem ser avaliadas e incluídas no diagnóstico diferencial da HBP. Para se afirmar com certeza que as queixas são causadas pelo aumento de volume da próstata, é necessário excluir todas as outras possibilidades – nomeadamente porque podem traduzir a presença de situações graves.

Outras causas de sintomas semelhantes aos sintomas causados pela Próstata

Cancro da Próstata

O toque rectal e o PSA, com posterior biópsia, devem permitir fazer o diagnóstico desta doença grave, que pode causar LUTS e hematúria (sangue na urina).

Estenose (“Aperto”) da uretra

Uma estenose (redução do calibre da uretra) a qualquer nível da uretra (desde o meato até à bexiga) podem ser causa de LUTS. Os melhores exames para diagnosticar e caracterizar esta patologia são os exames contrastados – uretrocistografia retrógrada e per-miccional. A endoscopia (uretro-cistoscopia) é igualmente um exame que pode confirmar a doença e permitir, eventualmente, o seu tratamento imediato.

Alterações da contracção da bexiga

Existem diversas doenças, neurológicas (causando a chamada bexiga neurogénica, como esclerose múltipla, doença de Parkinson, após AVC ou traumatismos vertebro-medulares, entre outros) e não neurológicas (como a diabetes mellitus) que podem provocar alterações da capacidade de contração da bexiga (quer aumentando quer diminuindo essa contractildade) ou do sincronismo dessa contração com o relaxamento do esfíncter urinário. Todas estas situações são causa de LUTS.

Cancro da Bexiga

Os tumores malignos (cancros) da bexiga, quer invasivos quer superficiais

 

Teste Ipss Sintomas Da Prostata

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Recidiva do Cancro do Rim: é comum?

É normal sentir alívio ao terminar o tratamento para um cancro no rim. Ainda assim, é igualmente natural preocupar-se com a hipótese de o problema poder voltar. Ninguém quer passar pelo mesmo processo outra vez e voltar a experimentar sentimentos de...

Biópsia de Fusão no Diagnóstico do Cancro da Próstata

Sendo o cancro da próstata uma das neoplasias malignas mais comuns nos homens, é primordial encontrar métodos que permitam diagnosticar o problema com cada vez mais eficiência. A evolução das técnicas e estratégias de...

Crioterapia para o tratamento da Recidiva do Cancro da Próstata

Receber um diagnóstico de cancro da próstata pela primeira vez não é fácil. Afinal, é uma patologia séria, capaz de abalar emocionalmente qualquer pessoa. Infelizmente, mesmo após um primeiro tratamento, o pesadelo pode voltar,...

Pedido de Marcação de Consulta