Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar

Pelo 17º ano consecutivo, decorreram em Lisboa as Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar, de cuja organização faz parte o Dr. José Santos Dias, Urologista e Diretor Clínico do Instituto da Próstata e Incontinência Urinária.

Realizadas nos dias 16 e 17 de Março, estas Jornadas têm como objectivo contribuir para a formação pós-graduada de médicos de Medicina Geral e Familiar em relação aos temas de urologia relevantes para a sua prática clínica, dado afectarem grande parte da população de utentes que são seguidos em consulta pelos “Médicos de Família”. Do programa deste ano destacam-se as sessões dedicadas às doenças da próstata - por exemplo as palestras sobre os prós e os contras da realização da avaliação anual do PSA a partir dos 50 anos - o estado da arte do tratamento da incontinência urinária e a sessão dedicada ao novo fármaco para o tratamento da disfunção eréctil.

Com mais de 300 inscritos nestas Jornadas, mais uma vez, ocorreu uma participação activa dos médicos de Medicina Geral e Familiar, que aproveitaram a realização das mesmas para exporem as suas dúvidas e verem esclarecidos muitos dos problemas que a abordagem dos doentes do foro urológico muitas vezes geral.

Os membros da Organização das XVII Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar.
Da esquerda para a direita, os médicos José Santos Dias, Pedro Moura Reis, Helena Canada, Manuel Mendes Silva e Catarina Empis.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Recidiva do Cancro do Rim: é comum?

É normal sentir alívio ao terminar o tratamento para um cancro no rim. Ainda assim, é igualmente natural preocupar-se com a hipótese de o problema poder voltar. Ninguém quer passar pelo mesmo processo outra vez e voltar a experimentar sentimentos de...

Biópsia de Fusão no Diagnóstico do Cancro da Próstata

Sendo o cancro da próstata uma das neoplasias malignas mais comuns nos homens, é primordial encontrar métodos que permitam diagnosticar o problema com cada vez mais eficiência. A evolução das técnicas e estratégias de...

Crioterapia para o tratamento da Recidiva do Cancro da Próstata

Receber um diagnóstico de cancro da próstata pela primeira vez não é fácil. Afinal, é uma patologia séria, capaz de abalar emocionalmente qualquer pessoa. Infelizmente, mesmo após um primeiro tratamento, o pesadelo pode voltar,...

Pedido de Marcação de Consulta