Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar

Pelo 17º ano consecutivo, decorreram em Lisboa as Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar, de cuja organização faz parte o Dr. José Santos Dias, Urologista e Diretor Clínico do Instituto da Próstata e Incontinência Urinária.

Realizadas nos dias 16 e 17 de Março, estas Jornadas têm como objectivo contribuir para a formação pós-graduada de médicos de Medicina Geral e Familiar em relação aos temas de urologia relevantes para a sua prática clínica, dado afectarem grande parte da população de utentes que são seguidos em consulta pelos “Médicos de Família”. Do programa deste ano destacam-se as sessões dedicadas às doenças da próstata - por exemplo as palestras sobre os prós e os contras da realização da avaliação anual do PSA a partir dos 50 anos - o estado da arte do tratamento da incontinência urinária e a sessão dedicada ao novo fármaco para o tratamento da disfunção eréctil.

Com mais de 300 inscritos nestas Jornadas, mais uma vez, ocorreu uma participação activa dos médicos de Medicina Geral e Familiar, que aproveitaram a realização das mesmas para exporem as suas dúvidas e verem esclarecidos muitos dos problemas que a abordagem dos doentes do foro urológico muitas vezes geral.

Os membros da Organização das XVII Jornadas Nacionais de Urologia para Medicina Geral e Familiar.
Da esquerda para a direita, os médicos José Santos Dias, Pedro Moura Reis, Helena Canada, Manuel Mendes Silva e Catarina Empis.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Dr. José Santos Dias no XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia

O Dr. José Santos Dias, Director Clínico do Instituto da Próstata, foi um dos oradores do XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que decorreu no dia 10 de Outubro de 2020, em Lisboa, Porto e Coimbra. Este evento, com...

Cancro da Próstata: Braquiterapia é das técnicas com menos efeitos colaterais

A possibilidade de surgirem efeitos colaterais é uma das preocupações mais recorrentes quanto aos tratamentos do cancro prostático. O cenário ideal é eliminar o tumor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não tendo de lidar com...

Os Tratamentos mais eficazes para homens com Próstata Aumentada

As opções terapêuticas para a próstata aumentada, ou Hiperplasia Benigna da Próstata, são uma forma de acabar com a sintomatologia típica e incomodativa. Hoje em dia existe uma vasta gama de opções para o tratamento deste...

Pedido de Marcação de Consulta