Adição de apalutamia ao tratamento do cancro da próstata não reduz qualidade de vida

Novo dados do estudo SPARTAN – que já tinha demonstrado que a adição de apalutamida ao tratamento  padrão melhorava o tempo de sobrevida sem metástases em homens com cancro da próstata – vem agora trazer mais uma boa notícia: é que uma nova avaliação aos dados demonstra também  que a adição da apalutamida  à terapeutica não reduz a qualidade de vida.

Esta nova análise, liderada por Fred Saad, professor e chefe de oncologia urológica da Universidade de Montreal, Hospital Center, Quebec, Canadá, foi publicada on-line  a 10 de setembro pelo The Lancet Oncology.

N1i2 3

Através de comunicado da Janssen (laboratório responsável pela terapêutica em causa), o oncologista acentuou a importância de monitorizar e medir o impacto de novos tratamentos na saúde e no bem-estar geral dos pacientes.

"O fato de um tratamento como a apalutamida poder ser adicionado à terapâutica padrão  é um avanço significativo para os pacientes e para os médicos que os tratam", disse. Ainda de acordo com o clinico, é fundamental conseguir retardar o aparecimento de metástases nesses homens e os resultados agora apresentados são "extremamente reconfortantes", disse Saad ao Medscape Medical News.

"Os resultados relatados pelos pacientes estão a ganhar cada vez mais importância, uma vez que os sistemas de saúde valorizam, cada vez mais, a experiência do paciente com o tratamento. Entre os homens que têm cancro da próstata a possibilidade de poderem manter a qualidade de vida é um ponto essencial" salientou.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Dr. José Santos Dias no XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia

O Dr. José Santos Dias, Director Clínico do Instituto da Próstata, foi um dos oradores do XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que decorreu no dia 10 de Outubro de 2020, em Lisboa, Porto e Coimbra. Este evento, com...

Cancro da Próstata: Braquiterapia é das técnicas com menos efeitos colaterais

A possibilidade de surgirem efeitos colaterais é uma das preocupações mais recorrentes quanto aos tratamentos do cancro prostático. O cenário ideal é eliminar o tumor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não tendo de lidar com...

Os Tratamentos mais eficazes para homens com Próstata Aumentada

As opções terapêuticas para a próstata aumentada, ou Hiperplasia Benigna da Próstata, são uma forma de acabar com a sintomatologia típica e incomodativa. Hoje em dia existe uma vasta gama de opções para o tratamento deste...

Pedido de Marcação de Consulta