O que pode um médico concluir no Exame do Toque Rectal?

De entre todos os exames que os homens realizam ao longo da vida, o Toque Rectal é um dos mais comuns e também um dos que causa mais ansiedade.

Aliás, muitos homens evitam este exame, normalmente por algum tipo de constrangimento ou medo da dor ou desconforto.

Se é o seu caso, saiba que pode estar a adiar um possível diagnóstico importante para a sua saúde por receios que não correspondem à realidade.

Hoje vamos explicar tudo sobre este exame – o que é, como se realiza e a sua importância -, de forma a poder beneficiar a sua saúde sem restrições.

 

O que é o Toque Rectal e como é realizado?

Exame Toque Rectal

O Toque Rectal é um dos exames fundamentais para, de forma fácil e rápida, verificar a saúde da próstata.

O procedimento é simples, não exigindo preparação prévia ou equipamento específico: com uma luva, o médico insere o dedo indicador no recto, com a ajuda de lubrificante, que facilita a introdução.

De acordo com as características do paciente e com a sua preferência, o médico pode sugerir algumas posições diferentes para encontrar a mais confortável. Habitualmente, é usada uma das seguintes:

  • Deitado de costas, de barriga para cima, com as pernas flectidas;
  • Curvado sobre a marquesa;
  • Deitado sobre o lado esquerdo, com os joelhos flectidos;
  • Deitado na marquesa, de barriga para baixo, com os joelhos dobrados (os urologistas não utilizam habitualmente esta posição, geralmente reservada para os proctologistas e para problemas ano-rectais, como hemorróidas, fístulas e fissuras.

É perfeitamente natural sentir algum grau de desconforto ou até vontade de urinar, uma vez que o médico aplica alguma pressão na próstata, desencadeando esta sensação.

Contudo, e dado que normalmente dura apenas alguns segundos, este exame não costuma provocar dor, a não ser que existam hemorroidas ou fissuras anais. Nesse caso, deve avisar o médico antes do procedimento, embora, regra geral, possa ser realizado na mesma.

Assim sendo, como vê, não existe razão para medo.

 

Que dados permite obter e qual a sua importância?

Sendo que a próstata está em contacto com a parede anterior do recto, através do Toque Rectal o médico tem acesso facilitado a este órgão, conseguindo avaliar características como:

  • Consistência;
  • Regularidade da superfície;
  • Limites;
  • Dimensões e volume aproximado;
  • Existência de zonas dolorosas ao toque;
  • Existência de nódulos.

Além do mais, este procedimento permite ainda avaliar a capacidade e função do esfíncter anal, isto é, do anel de músculos do ânus.

Quando alguns destes elementos se encontram alterados além daquilo que é considerado normal, podem indicar algum tipo de anomalia.

Assim, este exame é muito importante para o despiste de algumas patologias sendo que as mais comuns são:

Além disso, e como permite obter dados que nenhum outro exame consegue, o Toque Rectal é um método fundamental para a orientação das eventuais medidas terapêuticas ou das etapas do diagnóstico subsequentes.

 

Quando é necessário realizar este Exame?

Sabendo que existem alguns factores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver patologias da próstata, na presença de um deles, ou vários, é fundamental realizar exames regulares, como o Toque Rectal.

Assim, é aconselhado para homens com idade entre os 45-50 anos, ainda que possa ser realizado antes se for justificado por sintomas urinários, por exemplo.

Além disso, homens com as seguintes características também têm indicação para realizar o procedimento de forma regular:

  • Histórico familiar de doenças da próstata;
  • Níveis elevados de testosterona (pois “alimentam” o crescimento das células da próstata);
  • Hábitos alimentares pouco saudáveis.

 

Depois do Toque Rectal

Ainda que o exame do Toque Rectal seja um procedimento muito útil, é frequente que sejam pedidos outros exames complementares, de forma a completar o mais possível o diagnóstico dos pacientes.

De forma geral, o Toque Rectal é realizado em conjunto com a análise sanguínea ao PSA (Prostate Specific Antigen, em português Antigénio Específico da Próstata).

Além disso, podem ainda ser pedidas ecografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computorizadas, biópsias e outro tipo de análises ao sangue e/ou urina.

 

Aposte na prevenção e promoção da sua Saúde com Exames de Diagnóstico

Por esta altura já percebeu que o Toque Rectal não é um “bicho-de-sete-cabeças” como parece.

Ainda assim, se continua com algum tipo de receio, o médico irá explicar o exame antes de o efectuar, como forma de o descansar e esclarecer possíveis dúvidas.

Posto isto, não existem razões para continuar a adiar um procedimento que pode realmente fornecer dados importantes sobre o estado da sua saúde e sobre os eventuais passos seguintes a tomar.

No Instituto da Próstata acreditamos que um bom diagnóstico, realizado com bons profissionais, é o segredo para prevenir eventuais complicações que afectem a sua qualidade de vida.

Deixe de lado os constrangimentos – marque uma consulta de diagnóstico e usufrua de uma vida em pleno. 

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Artigos Relacionados

Dr. José Santos Dias no XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia

O Dr. José Santos Dias, Director Clínico do Instituto da Próstata, foi um dos oradores do XVI Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia (APU), que decorreu no dia 10 de Outubro de 2020, em Lisboa, Porto e Coimbra. Este evento, com...

Cancro da Próstata: Braquiterapia é das técnicas com menos efeitos colaterais

A possibilidade de surgirem efeitos colaterais é uma das preocupações mais recorrentes quanto aos tratamentos do cancro prostático. O cenário ideal é eliminar o tumor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não tendo de lidar com...

Os Tratamentos mais eficazes para homens com Próstata Aumentada

As opções terapêuticas para a próstata aumentada, ou Hiperplasia Benigna da Próstata, são uma forma de acabar com a sintomatologia típica e incomodativa. Hoje em dia existe uma vasta gama de opções para o tratamento deste...

Pedido de Marcação de Consulta