Aquablação - Nova técnica experimental para tratamento da HBP

Uma nova técnica para tratar os sintomas do aparelho urinário inferior em homens com Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) e próstatas volumosas, está a ser investigada, tendo sido publicados os primeiros resultados do ensaio clinico Water II, realizado por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, liderada por Faysal A. Yafi.

De acordo com o estudo, a nova tecnologia, denominada Aquablação, utiliza a tecnologia de jacto de água para remover o excesso de tecido prostático, técnica que parece ter efeitos positivos no aparelho urinário em homens com próstata aumentada / HBP.

Imghandler

 

O ensaio clinico foi realizado durante 3 meses junto de 79 homens norte-americanos com os problemas referidos e, segundo a Reuters Health com base em relatos dos cientistas no International Journal of Impotence Research, os dados relativos ao score internacional de sintomas prostáticos (IPSS) mostram uma “diminuição significativa de 23,7 antes do tratamento para 11,8 um mês após o tratamento e 7,1 após três meses”, enquanto que os índices relativos à de qualidade de vida “melhoraram de 4,6 antes da aquablação para 2,7 e 1,9 em um e três meses, respectivamente”.

O fluxo máximo e os volumes residuais pós-miccionais também melhoraram significativamente aos três meses após a aquablação.

Para os clínicos, no entanto, existem algumas limitações do WATER II, uma vez que se trata de “um estudo sem grupo de controle, seja placebo ou qualquer outra modalidade de tratamento bem reconhecida para próstatas volumosas", acrescentando que por isso são necessários dados de longo prazo relativos à eficácia e segurança da nova tecnologia, para validar ainda mais a Aquablação como opção de tratamento para homens próstatas aumentadas e HBP.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos","Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Pedido de Marcação de Consulta