Toque Rectal

Em que consiste o Toque Rectal?

O toque rectal é um exame de rotina fundamental para avaliar a saúde da próstata. Consiste na palpação do revestimento do recto e dos órgãos circundantes - como a próstata - para despistar alguma anomalia.

Trata-se de uma avaliação que oferece dados únicos e imprescindíveis acerca das características deste órgão. Informações que nem o PSA ou a Ecografia disponibilizam, tais como:

  • Dimensões e volume da próstata;
  • Consistência;
  • Tipo e regularidade da superfície;
  • Limites;
  • Presença de zonas dolorosas ou suspeitas (áreas mais duras, irregulares e heterogéneas, nódulos, entre outros achados).
Estes elementos são essenciais para definir, com precisão, a orientação terapêutica ou as etapas de diagnóstico de cada doente.

A importância do Exame do Toque Rectal no Diagnóstico do Cancro da Próstata

A realização do toque rectal é indicada quando existem problemas gastrintestinais, como dor abdominal ou rectal, sangue nas fezes, hemorróidas, fístulas perianais e outros, mas também nos homens com mais de 50 anos sem quaisquer sintomas urinários ou - um pouco mais cedo - com história familiar de cancro da próstata.

É o exame de primeira linha no diagnóstico e despiste deste tipo de tumor, entre outras patologias que afetam a próstata, tal como a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

O objetivo do estudo é identificar a presença de cancro numa fase muito precoce - em que o tratamento será mais eficaz e potencialmente curativo. 

Mas a realização do exame depende sempre, e em primeiro lugar, da vontade e motivação do paciente. Lembre-se que a taxa de sucesso de qualquer terapêutica depende da deteção precoce e atempada da doença. 

O toque rectal é tão importante que mesmo após uma intervenção cirúrgica ou outro tratamento associado ao cancro da próstata, mantém-se como um exame de eleição para verificar a normalidade e o sucesso da terapêutica.

Como é o Procedimento do Toque Rectal?

O toque rectal é um exame clínico simples e não doloroso. Pode haver um desconforto natural, mas é passageiro. 

Não exige preparação prévia, não há necessidade de anestesia, nem representa nenhum risco para o paciente. Contudo, é aconselhável evacuar antes do exame para que o intestino esteja limpo. 

Então, o que deve esperar no dia do exame? 

O exame é feito com o paciente deitado de costas (barriga para cima) com as pernas fletidas.

As etapas do exame são as seguintes:

  1. O médico começa por lubrificar adequadamente o dedo, já depois de calçada a luva.
  2. De seguida, deverá inserir cuidadosa e lentamente a ponta do dedo indicador no ânus do paciente;
  3. O dedo deve seguir a curvatura natural do ânus.
  4. A ponta do dedo permite palpar os limites superior, inferior e laterais, assim como a superfície da próstata.

Desta forma, consegue-se avaliar, de forma fácil e imediata, o tamanho da próstata, a presença de nódulos ou de zonas duras e/ou outras anomalias.

Resultados do Exame

Um exame de toque rectal normal não evidencia massas, alterações na consistência da próstata ou irregularidades na superfície da mesma. 

O toque rectal permite identificar os tumores da próstata que são palpáveis, ou seja, que se situam na parte posterior do órgão - e que são os mais frequentes.

Se o médico suspeitar de um tumor, este exame permite identificar de forma precisa a sua localização, tamanho e volume.

Caso seja identificada uma anomalia, são prescritos outros exames complementares e uma biópsia prostática. Só esta biópsia permitirá esclarecer se o tumor é ou não maligno.

Dr. José Santos Dias

Director Clínico do Instituto da Próstata

  • Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Especialista em Urologia
  • Fellow do European Board of Urology
  • Autor dos livros "Tudo o que sempre quis saber Sobre Próstata", "Urologia fundamental na Prática Clínica", "Urologia em 10 minutos", "Casos Clínicos de Urologia" e "Protocolos de Urgência em Urologia"

Perguntas Frequentes sobre o Toque Rectal

Se não tenho nenhum sintoma, por que razão o meu médico quer que faça um toque rectal?

icon down

Quanto tempo dura o procedimento?

icon down

O que é possível detectar com o exame de toque rectal?

icon down

Que outros exames posso vir a ter que realizar após o toque rectal?

icon down

Pedido de Marcação de Consulta