Tipos de Cancro da Próstata

Há tumores da próstata mais agressivos do que outros. Quanto mais parecidas com as células normais da próstata forem as células do tumor (isto é, quanto mais “bem diferenciadas” forem estas células), menos agressivo será o tumor. Quanto mais as características das células do tumor forem diferentes (afastadas) das características das células normais deste orgão, mais “indiferenciado” será o tumor e, por isso, mais agressivo será o seu comportamento – ou seja, mais rápida e mais grave será a sua evolução.

A diferença de comportamento ou “agressividade” pode manifestar-se através de uma maior tendência para o crescimento local, ou seja, no comportamento local do tumor (isto é, de mais rapidamente ultrapassar a próstata e invadir outros orgãos que se situam perto dela) ou através de uma maior tendência para se disseminar para outros orgãos afastados (“à distância”), através de metástases – por exemplo, e mais frequentemente, para os ossos.

Existe uma classificação dos tumores da próstata, feita em função das suas características histológicas (ou seja, do aspecto das suas células vistas ao microscópio), que nos permite ter uma noção da maior ou menor agressividade de um determinado tumor, num doente específico. Esta classificação denomina-se “Classificação de Gleason”, médico norte-americano especialista em Anatomia Patológica, já falecido, que estudou milhares de casos de doentes diferentes e elaborou a classificação actualmente utilizada.