Outras causas para os sintomas “prostáticos” (LUTS). Diagnóstico Diferencial da HBP

Diagnóstico diferencial da HBP

Existem diversas outras causas para os sintomas de LUTS (sintomas do aparelho urinário inferior). Se um doente desenvolve este tipo de queixas, deve sempre pensar-se em todas estas causas e todas devem ser avaliadas e incluídas no diagnóstico diferencial da HBP. Para se afirmar com certeza que as queixas são causadas pelo aumento de volume da próstata, é necessário excluir todas as outras possibilidades – nomeadamente porque podem traduzir a presença de situações graves.

Outras causas de sintomas semelhantes aos sintomas causados pela Próstata

Cancro da Próstata

O toque rectal e o PSA, com posterior biópsia, devem permitir fazer o diagnóstico desta doença grave, que pode causar LUTS e hematúria (sangue na urina).

Estenose (“Aperto”) da uretra

Uma estenose (redução do calibre da uretra) a qualquer nível da uretra (desde o meato até à bexiga) podem ser causa de LUTS. Os melhores exames para diagnosticar e caracterizar esta patologia são os exames contrastados – uretrocistografia retrógrada e per-miccional. A endoscopia (uretro-cistoscopia) é igualmente um exame que pode confirmar a doença e permitir, eventualmente, o seu tratamento imediato.

Alterações da contracção da bexiga

Existem diversas doenças, neurológicas (causando a chamada bexiga neurogénica, como esclerose múltipla, doença de Parkinson, após AVC ou traumatismos vertebro-medulares, entre outros) e não neurológicas (como a diabetes mellitus) que podem provocar alterações da capacidade de contração da bexiga (quer aumentando quer diminuindo essa contractildade) ou do sincronismo dessa contração com o relaxamento do esfíncter urinário. Todas estas situações são causa de LUTS.

Cancro da Bexiga

Os tumores malignos (cancros) da bexiga, quer invasivos quer superficiais