O que é a HBP (Aumento Benigno da Próstata)

A sigla HBP significa Hiperplasia Benigna da Próstata. É utilizado geralmente como sinónimo de um aumento benigno da próstata. Em termos mais rigorosos, significa que existe um aumento do número de células da próstata (daí a designação “Hiperplasia” e não, como anteriormente, “Hipertrofia”, que quer dizer apenas aumento de tamanho, de volume).

Com efeito, e corretamente, HBP significa que ocorreu um aumento do número de células da próstata. Na prática, muitas vezes nos referimos a “HBP” como traduzindo um aumento do tamanho da próstata que, por sua vez, causa um conjunto de sintomas relacionados com esta hiperplasia. Estes sintomas, no entanto, não são específicos desta entidade.
Pode existir um aumento de volume da próstata sem obstrução significativa à passagem de urina pela uretra e ao esvaziamento da bexiga (confirmada por exames próprios, como o estudo urodinâmico do aparelho urinário inferior); pode ocorrer um aumento de volume da próstata (às vezes muito significativo) sem existirem queixas, sintomas importantes; finalmente, podem existir podem sintomas, por vezes graves, sem ser possível documentar quer um aumento de volume quer uma obstrução à drenagem da urina.
O conceito mais correto de “HBP” resulta assim, e em rigor, de uma combinação destas variáveis: aumento de volume, hiperplasia histológica, obstrução e sintomas. Podem estar todas presentes ou apenas algumas delas.

Uma consequência importante destas afirmações: o facto de se ter uma próstata muito grande não quer necessariamente dizer que se tem de ser operado à próstata, ao contrário do que muitas vezes se pensa.
Outro aspeto importante relaciona-se com o cancro da próstata. O aumento de volume que ocorre na HBP é causado por um problema benigno. A HBP desenvolve-se principalmente numa zona designada por zona de transição, situada em torno da uretra. Os tumores malignos da próstata, pelo contrário, surgem mais frequentemente numa zona designada por zona periférica (cerca de 70% dos tumores surgem nesta zona).