O que fazemos

No Instituto da Próstata e Incontinência Urinária são diagnosticados e tratados todos os doentes com problemas do foro urológico. Estes problemas incluem, entre outros, a oncologia urológica (tumores malignos) e os tumores benignos dos rins, ureter, bexiga (“polipos”), testículos e outros orgãos urológicos, a litíase renal (os cálculos – “pedras” – renais), as doenças da uretra, as malformações do aparelho urinário e os prolapsos uro-genitais.

Os nossos profissionais, no entanto, especializaram-se especificamente nas doenças da próstata – cancro da próstata e aumento benigno deste orgão – e na incontinência urinária, feminina e masculina. Este facto permite oferecer aos doentes com estes problemas os melhores e mais avançados métodos de diagnóstico e tratamento, seleccionando os mais adequados a cada doente. O facto de dispormos de todos os tipos de exames e técnicas de tratamento existentes para cada situação clínica, permite adequar o tratamento às características específicas de cada doente e de cada caso clínico.

Por exemplo, em relação ao cancro da próstata – o cancro mais frequente no homem – existe uma enorme variedade de tratamentos que podem ser utilizados. No entanto, para cada caso particular, dadas as características do doente (idade, estado geral, outras doenças, etc.) e do tumor (grau histológico – ou seja, o tipo de células que constitui o tumor, o valor do PSA, o estádio da doença – localizado ou não, etc.), pode ser mais adequada uma ou outra técnica. Só a disponibilidade de todas estas técnicas, garante ao doente que a técnica utilizada é a mais recomendada e adaptada ao seu caso.