Ecografia

Ecografia da Próstata

A ecografia da próstata é um exame muito utilizado na avaliação deste orgão, quer por via supra-púbica, quer por via trans-rectal. Este último é, por exemplo, essencial para a orientação e sistematização das biópsias da próstata. Não é, contudo, muito útil como exame isolado para o diagnóstico de cancro da próstata. Na presença de um toque rectal anormal ou valores elevados de PSA pode fornecer dados adicionais para o diagnóstico. No entanto, a identificação de alterações que apenas se detectam na ecografia, como nódulos da próstata, em doentes com toque rectal e valores de PSA normais deve ser relativizada e encarada com alguma prudência, podendo não ser necessária, desde logo, a realização de uma biópsia.

Este exame pode fornecer informações válidas para o estadiamento do cancro, ou seja, para ajudar a determinar se um determinado tumor está ou não limitado ao orgão (fornecendo nomeadamente informações acerca da integridade da cápsula prostática, ou seja, do contorno, do “envólucro” do orgão).

A avaliação desta e doutras informações deverá ser efectuada por Urologistas habilitados a avaliar e tratar este tipo de doenças.

No Instituto da Próstata e Incontinência Urinária poderá realizar a mais correcta e completa avaliação da próstata, sendo acompanhado por Urologistas com vasta experiência no diagnóstico e tratamento das doenças deste orgão.