Causas da HBP

Não se conhecem totalmente as causas exatas da HBP. Há, no entanto, vários factores que se pensa que contribuem para o desenvolvimento da doença. Os únicos factores que até ao momento foi possível demonstrar que são causa de HBP são a idade e a presença de testosterona, a mais importante hormona masculina. O envelhecimento acompanha-se do aumento da frequência de HBP e a testosterona é necessária para estimular o desenvolvimento e crescimento das células da próstata que são responsáveis pela HBP. Por outro lado, o envelhecimento altera algumas das características do músculo da parede da bexiga, que perde progressivamente a capacidade de contrair normalmente, contribuindo para o agravamento dos sintomas com a idade.

Alguns elementos da dieta podem afectar o crescimento da próstata. Sabe-se que os vegetais têm um papel protetor e algumas alterações corporais relacionadas com a obesidade facilitam o desenvolvimento de HBP.

Existe uma tendência familiar para o desenvolvimento de HBP, sobretudo se existe uma história familiar de próstatas de grandes dimensões e de doentes com idades mais jovens.